RECURSOS MULTIMÉDIA

“Espalhado pelo mundo, existe um apaixonado caso de amor entre crianças e computadores. (…) Em todo lado, com poucas excepções, vi o mesmo brilho nos seus olhos, o mesmo desejo de se apropriarem dessa coisa. Não se limitando a desejá-lo, parecia que lá no fundo já sabiam que lhes pertencia. Sabiam que o podiam dominar mais facilmente e mais naturalmente do que os seus pais. Sabem que pertencem à geração dos computadores”

Papert (1997)

Quem foi Charles Darwin?

Este vídeo, disponível em
http://www.pbs.org/wgbh/evolution/library/11/2/e_s_2.html, é dirigido para alunos do ensino secundário e realça a luta que Charles Darwin defrontou em continuar com a sua Teoria da Evolução por meio da selecção natural, o que indica estar contra a corrente social da época.

Darwin: o relutante rebelde

James Moore explica como Darwin desenvolveu a sua Teoria da Evolução por meio da selecção natural, numa época quando o criacionismo dominava em termos de opinião pública. Pode visualizá-lo em http://www.pbs.org/wgbh/evolution/library/02/2/l_022_04.html

Tectónica de Placas

O princípio chave da tectónica de placas é a existência de uma litosfera constituída por placas tectónicas separadas e distintas, que flutuam sobre a astenosfera. A relativa fluidez da astenosfera permite que as placas tectónicas se movimentem em diferentes direcções. Vídeo disponível no Youtube, aqui .

Andar direito

Andar e correr direito em dois pés requer alguma adaptação especializada no esqueleto e nos músculos. Pode visualizar o breve filme em:
http://www.pbs.org/wgbh/evolution/library/07/1/l_071_02.html

A Evolução do olho

O zoólogo Dan-Erik Nilsson demonstra como um olho complexo pode ter evoluído através da selecção natural, através de pequenas variações. Pode visualizá-lo em:
http://www.pbs.org/wgbh/evolution/library/01/1/l_011_01.html

O segredo da vida: uma ameaça mortal

Animação que mostra os processos de: replicação do DNA, pares de bases e mutação. Pode visualizá-la em