Pode parecer que a Terra é composta por uma grande rocha sólida, mas é realmente composta de várias partes. Alguns deles constantemente em movimento!

Você pode pensar que a Terra está formada por uma série de camadas, como uma cebola. Essas camadas ficam cada vez mais densas, quanto mais perto do centro da terra que você está. As quatro camadas principais da Terra são: a crosta, manto, núcleo externo e núcleo interno.

Crosta

A crosta é a camada fina exterior, isto é, onde vivemos na Terra. Bem, é fina em relação às outras camadas, mas não se preocupe, não vamos cair acidentalmente.

A crosta varia de cerca de 5 km de espessura (no fundo do oceano) a cerca de 70 km de espessura (na terra em que vivemos chamada de crosta continental). A crosta continental é constituída por rochas que consistem principalmente em sílica e alumina chamada “sial”.

Manto

A próxima camada da Terra é chamada de manto. O manto é muito mais espesso que a crosta com quase 3000 km de profundidade. É composto de pedras de silicato ligeiramente diferentes com mais magnésio e ferro. Continue a sua leitura aqui.

Placas tectónicas

As placas tectónicas são uma combinação da crosta e do manto exterior, também chamado de litosfera. Essas placas movem-se muito devagar, cerca de um par de centímetros por ano. Onde as placas se tocam é chamada de falha. Quando os pratos movem-se e os limites se acumulam uns contra os outros pode causar um terremoto.

Núcleo externo

O núcleo externo da Terra é composto de ferro e níquel e é muito quente (4400 a 5000 + graus C). Isso é tão quente que os metais de ferro e níquel são líquidos! O núcleo externo é muito importante para a Terra, pois cria algo chamado campo magnético. O campo magnético que o núcleo externo cria vai para o espaço e faz uma barreira protectora em torno da Terra que nos protege do vento solar prejudicial do sol.

Núcleo interno

O núcleo interno da Terra é composto de ferro e níquel, assim como o núcleo externo, no entanto, o núcleo interno é diferente. O núcleo interno é tão profundo dentro da terra que está sob uma pressão imensa. Tanta pressão que, mesmo que seja tão quente, é sólida. O núcleo interno é a parte mais quente da Terra e, a mais de 5000 graus C, é tão quente quanto a superfície do sol.