O que é clima?

O clima é a média das medidas de temperatura, vento, humidade, neve e chuva em um lugar ao longo dos anos. O clima é como o tempo, mas há muito tempo.

Clima versus Tempo

O clima é diferente do tempo. O tempo é uma mudança na atmosfera que ocorre diariamente. O tempo que experimentamos hoje pode ser completamente diferente do tempo que temos amanhã.

O clima é um padrão de clima que ocorre durante muito tempo, como anos e séculos. Por exemplo, o clima em uma área pode ser seco, pois raramente chove. No entanto, nos dias em que chove, o clima está chuvoso para esse dia. O clima não muda, ainda é um clima seco.

Tipos de clima

Há muitas maneiras que os cientistas usam para descrever diferentes tipos de clima. Uma maneira é dividir climas em cinco tipos: tropical, seco, leve, frio e polar. Existem também subcategorias importantes, incluindo floresta tropical, deserto, tundra, savana e estepe.

Por que o clima é importante?

O clima pode determinar muitas coisas, mas especialmente determina o tipo de plantas e animais que podem viver em uma área. Por exemplo, os ursos polares precisam de um clima frio. Seriam terrivelmente quente e morreriam rapidamente no deserto. Quando os climas começam a mudar, animais e plantas ficam em perigo.

Mudança climática

Os climas podem mudar por longos períodos de tempo. Às vezes, isso é apenas o ciclo da Terra, mas às vezes as forças externas podem ter um grande impacto no clima. Os seres humanos tiveram um impacto construindo grandes cidades e cortando a vegetação em lugares como a floresta tropical. Isso teve impacto no clima local. Outros eventos importantes que podem afectar o clima incluem erupções de vulcões e mudanças no Sol.

Idade do gelo

Ao longo da história da Terra houve momentos em que o clima da Terra esfriou consideravelmente. Durante esses tempos, a cobertura de gelo, ou geleiras, que cobrem o Pólo Norte, cresceu para abranger grande parte do hemisfério norte.

Fatos divertidos sobre o clima

  • Uma vez que o sol atinge a terra e o oceano ao redor do equador em um ângulo directo, esta área é geralmente a área mais quente do planeta.
  • Os ventos geralmente estão na mesma direcção em certos lugares sobre os oceanos. Eles têm nomes como os ventos comerciais do Nordeste e Westerlies.
  • Esses ventos são importantes nos climas e também eram importantes para velhos navios que precisavam do poder do vento para viajar.
  • O lugar mais húmido da Terra é Mawsynram, Assam, Índia, que recebe 467 centímetros de chuva por ano.
  • O lugar mais seco é o deserto de Atacama, no Chile, que obtém praticamente nenhuma chuva mensurável anualmente.
  • O lugar mais quente na Terra é a Depressão Denakil na Etiópia, onde a temperatura média é de 34 graus C (93 graus F).
  • O lugar mais frio é Plateau Station, na Antártida, onde a temperatura média é -56.7 graus C (-70.1 graus F).