A célula é a unidade básica da vida. Alguns organismos são compostos por uma única célula, como bactérias, enquanto outros são constituídas por triliões de células. Os seres humanos também são compostos de células.

Diferentes tipos de células

Existem muitos tipos diferentes de células. Cada tipo de célula é diferente e desempenha uma função diferente. No corpo humano, temos células nervosas que podem ser tão longas quanto nos nossos pés até a medula espinal. As células nervosas ajudam a transportar mensagens ao redor do corpo. Nós também temos biliões de minúsculas células cerebrais que nos ajudam a pensar e células musculares que nos ajudam a mudar. Existem muitas mais células no nosso corpo que nos ajudam a funcionar e a permanecerem vivos. Embora existam muitos tipos diferentes de células, estas geralmente são divididas em duas categorias principais: procariótica e eucarística.

  1. Células procarióticas – A célula procariótica é uma célula pequena e simples, sem núcleo. Os organismos produzidos a partir de células procarióticas são muito pequenos, como bactérias. Existem três regiões principais da célula procariótica:
    • A protecção externa ou “envelope” da célula. Isto é composto da parede celular, membrana e cápsula.
    • Os flagelos, que são os apêndices de um chicote que podem ajudar a célula a se mover. Nota: nem todas as células procarióticas têm flagelos.
    • O interior da célula chamada região citoplasmática. Esta região inclui o nucleóide, citoplasma e ribossomos.
  2. Células eucarióticas – Essas células são geralmente muito maiores e mais complexas que as células procarióticas. Eles têm um núcleo de célula definido que abriga o DNA da célula. Estes são os tipos de células que encontramos em plantas e animais.

Partes da célula

Existem muitas partes e funções para algumas células. Aqui estão alguns dos principais componentes que muitas células possuem:

  • Membrana – Este é o limite externo da célula. Uma espécie de como a pele. Isso permite que algumas substâncias e outras pessoas saem.
  • Mitocôndria – É aí que a célula obtém sua energia. No corpo humano, os alimentos que digerimos reagem com oxigênio nas mitocôndrias para produzir energia para a célula.
  • Ribosomas – Os ribosomas são como pequenas fábricas que fazem coisas diferentes que a célula precisa funcionar, como as proteínas.
  • Núcleo – O núcleo é o cérebro da célula. Ele usa cromossomos para instruir o resto da célula o que fazer a seguir.
  • Citoplasma – Este é o material que enche o resto da célula. Os outros componentes da célula flutuam em torno do citoplasma. É principalmente água.
  • Lisosomas – Esses caras limpam o lugar para se livrar do desperdício e outras substâncias indesejadas que podem entrar na célula. As máquinas dentro da célula como o núcleo, os ribossomos e os lisosomas são chamadas organelas.

As máquinas dentro da célula como o núcleo, os ribossomos e os lisosomas são chamadas organelas.

Fatos divertidos sobre células

  1. Foram descobertos pelo cientista Robert Hooke.
  2. Uma das maiores células conhecidas é o ovo de avestruz que pode pesar mais de três libras.
  3. Quando muitas células do mesmo tipo estão juntas em um grupo, é chamada de tecido.
  4. A palavra célula vem da palavra latina cellula, que significa pequeno compartimento.
  5. Os seres humanos realmente carregam mais células de bactérias do que células humanas. Que nojo!